sexta-feira, 23 de maio de 2014

Criança e televisão

 Uma Dica importante para os pais ou aqueles que cuidam de crianças menores de 4 anos!

Num país em que as crianças passam cada vez mais tempo em frente à televisão, se faz necessário discutir a respeito dessa relação Criança-TV

 

Todos os dias, a cena se repete: ao voltar da escola, a criança larga a mochila no chão e, em seguida, liga a TV. Temos que salientar que não é hábito somente das crianças, todos nós estamos muito ligados à televisão. É importante considerar que ela nos mantém informados e é um avanço tecnológico imensurável.

Segundo dados do IBOPE, as crianças brasileiras passam em média 5 horas diárias em frente da TV e assistem aproximadamente 40 mil propagandas em 1 ano.

A criança tem normalmente uma atitude passiva vendo TV, não lhe é exigido nenhum esforço mental, nenhum trabalho criativo, enfim, ela não precisa nem pensar.

A TV proporciona companhia imediata e mecânica. Não é mais preciso chamar o amiguinho da rua, não existe relacionamento, também não é preciso criar nada, as coisas já vêm prontas. Diante disso, vemos crianças apresentando problemas de coordenação motora ampla e fina, problemas para escrever e dificuldades para manter atenção e concentração nas atividades escolares.

A criança tem necessidade de desenvolver as habilidades próprias da natureza humana, ou seja, interagir com as pessoas com as coisas que a natureza oferece e, através dessa interação, desenvolver-se.

A primeira infância é marcada pela fragilidade de suas estruturas de personalidade ainda em formação. Até os 4 anos, a criança não consegue diferenciar propagandas de programas, e, conforme as pesquisas, bastam 30 segundos para uma marca influenciá-la. Enquanto assistem a programas infantis veiculados pelas emissoras de TV, nos intervalos comerciais, a educação para o consumismo vai se instalando de forma poderosa.

Não podemos confundir o sentido da vida e da felicidade com consumismo. Temos que analisar qual a influência de tal exposição na subjetividade de uma criança. Darcy Ribeiro, um dos maiores educadores do Brasil, dizia: "Enquanto num turno a escola educa, no contraturno a TV deseduca".

Qual infância estamos construindo hoje? Temos que cuidar da atenção da criança, eis algumas orientações:

  • Em ambientes onde encontram-se crianças menores de 4 anos brincando, mantenha os aparelhos de TV desligados.
  • Lembre-se que a atenção periférica nas crianças pequenas é bastante apurada, mais até que a dos adultos. Enquanto brincam no canto da sala, vão assimilando e absorvendo o que acontece ao seu redor.
  • Os olhos e os ouvidos das criancas pequenas são muito sensíveis, portanto, não é conveniente assistir dramas, coberturas sensacionalistas de tragédias humanas e até propagandas.
  • É recomendável que a criança tenha acesso a TV somente após completar 4 anos e com a presença de um adulto para orientá-la.
  • Recorra a vídeos e DVDs para distrair as crianças pequenas. Nesta fase, sentem prazer na repetição e é importante para a sua aprendizagem. Desenhos lúdicos, vistos moderadamente, estimulam a criatividade e a fantasia.
  • É fundamental organizar os horários para assitir e fazer da TV uma forma de lazer. É importante que os pais estejam atentos para o que os seus filhos estão vendo na TV ou na Internet e quanto tempo demoram nessas atividades.
  • Proibir os filhos de assitir TV não é conveniente. O que se pode fazer é participar comentando sobre os programas com seus temas, enfim, estimular uma atitude crítica.
Cabe aos pais ou responsáveis tomar atitudes positivas e coerentes no sentido de evitar o uso indiscriminado da televisão por seus filhos. Não é uma tarefa fácil. Faz-se necessário cuidar da saúde, física, intelectual e principalmente ética, espiritual e emocional das futuras gerações.

Passar o maior tempo possível com seu filho, um tempo de qualidade, é determinante! A primeira infância passa rapidamente e o tempo, a atenção e o carinho, doados nestes anos iniciais, irão acompanhá-los por toda a vida.

Fonte:  http://educarparacrescer.abril.com.br/zigzigzaa/materias/crianca-e-televisao.shtml


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