sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O poder dos Sucos Naturais

Sucos naturais e frutas:
combinação perfeita para a saúde
A utilização integral dos componentes das frutas pode garantir o acesso a minerais, vitaminas e fibras, vitais para o bom funcionamento do organismo. São boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados.

Para variar um pouco, prepare sucos naturais que misturam frutas com legumes ou verduras, que ajudam a aumentar as defesas orgânicas. Uma dica é ingerir sucos 30 minutos antes das refeições, pois essa prática ajuda na absorção dos nutrientes. Aliás, é importante que os sucos naturais sejam consumidos neste período para não perderem suas propriedades nutritivas.

Outra dica importante é não guardar sobras de sucos na geladeira ou congelar. Tente sempre colocar o mínimo de água possível nas receitas para evitar a diluição dos nutrientes. O ideal é tomá-lo sem adoçar.

Reduzir a ingestão de açúcar também ajuda para uma melhor apreciação do sabor dos alimentos "in natura". Mas se preferir, use frutas secas (meia colher de sobremesa), como uva passa ou ameixa preta picada, ou adicione uma pequena dose de adoçante natural, chamado esteviosídeo.
Apesar de possuírem todas estas propriedades essenciais para o organismo, o consumo destes alimentos ainda é menor do que o recomendado. Um dos fatores que contribuem para isso é o aumento de alimentos industrializados, ricos em gordura, sal e açúcar, e pobres em micro-nutrientes, disponíveis no mercado.

Os benefícios dos sucos são numerosos, principalmente por que a absorção dos nutrientes é mais rápida e intensa. Confira a seguir algumas razões para beber suco e uma tabela com os benefícios das frutas:
- Melhora do sistema cardiovascular, controle da hipertensão e auxilia a desintoxicação do sangue.
- Aumenta a disposição e a hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos.
- Contribui para a qualidade do sono, da memória e da lucidez.
- Ativa o sistema imunológico, previne o câncer e aumenta a resistência a gripes e resfriados.
- Aumenta o volume e o trânsito intestinal, prevenindo problemas de constipação.


Fonte: http://www.destaquesp.com/index.php/Saude/Nutricao/sucos-naturais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário