sexta-feira, 23 de maio de 2014

Criança e televisão

 Uma Dica importante para os pais ou aqueles que cuidam de crianças menores de 4 anos!

Num país em que as crianças passam cada vez mais tempo em frente à televisão, se faz necessário discutir a respeito dessa relação Criança-TV

 

Todos os dias, a cena se repete: ao voltar da escola, a criança larga a mochila no chão e, em seguida, liga a TV. Temos que salientar que não é hábito somente das crianças, todos nós estamos muito ligados à televisão. É importante considerar que ela nos mantém informados e é um avanço tecnológico imensurável.

Segundo dados do IBOPE, as crianças brasileiras passam em média 5 horas diárias em frente da TV e assistem aproximadamente 40 mil propagandas em 1 ano.

A criança tem normalmente uma atitude passiva vendo TV, não lhe é exigido nenhum esforço mental, nenhum trabalho criativo, enfim, ela não precisa nem pensar.

A TV proporciona companhia imediata e mecânica. Não é mais preciso chamar o amiguinho da rua, não existe relacionamento, também não é preciso criar nada, as coisas já vêm prontas. Diante disso, vemos crianças apresentando problemas de coordenação motora ampla e fina, problemas para escrever e dificuldades para manter atenção e concentração nas atividades escolares.

A criança tem necessidade de desenvolver as habilidades próprias da natureza humana, ou seja, interagir com as pessoas com as coisas que a natureza oferece e, através dessa interação, desenvolver-se.

A primeira infância é marcada pela fragilidade de suas estruturas de personalidade ainda em formação. Até os 4 anos, a criança não consegue diferenciar propagandas de programas, e, conforme as pesquisas, bastam 30 segundos para uma marca influenciá-la. Enquanto assistem a programas infantis veiculados pelas emissoras de TV, nos intervalos comerciais, a educação para o consumismo vai se instalando de forma poderosa.

Não podemos confundir o sentido da vida e da felicidade com consumismo. Temos que analisar qual a influência de tal exposição na subjetividade de uma criança. Darcy Ribeiro, um dos maiores educadores do Brasil, dizia: "Enquanto num turno a escola educa, no contraturno a TV deseduca".

Qual infância estamos construindo hoje? Temos que cuidar da atenção da criança, eis algumas orientações:

  • Em ambientes onde encontram-se crianças menores de 4 anos brincando, mantenha os aparelhos de TV desligados.
  • Lembre-se que a atenção periférica nas crianças pequenas é bastante apurada, mais até que a dos adultos. Enquanto brincam no canto da sala, vão assimilando e absorvendo o que acontece ao seu redor.
  • Os olhos e os ouvidos das criancas pequenas são muito sensíveis, portanto, não é conveniente assistir dramas, coberturas sensacionalistas de tragédias humanas e até propagandas.
  • É recomendável que a criança tenha acesso a TV somente após completar 4 anos e com a presença de um adulto para orientá-la.
  • Recorra a vídeos e DVDs para distrair as crianças pequenas. Nesta fase, sentem prazer na repetição e é importante para a sua aprendizagem. Desenhos lúdicos, vistos moderadamente, estimulam a criatividade e a fantasia.
  • É fundamental organizar os horários para assitir e fazer da TV uma forma de lazer. É importante que os pais estejam atentos para o que os seus filhos estão vendo na TV ou na Internet e quanto tempo demoram nessas atividades.
  • Proibir os filhos de assitir TV não é conveniente. O que se pode fazer é participar comentando sobre os programas com seus temas, enfim, estimular uma atitude crítica.
Cabe aos pais ou responsáveis tomar atitudes positivas e coerentes no sentido de evitar o uso indiscriminado da televisão por seus filhos. Não é uma tarefa fácil. Faz-se necessário cuidar da saúde, física, intelectual e principalmente ética, espiritual e emocional das futuras gerações.

Passar o maior tempo possível com seu filho, um tempo de qualidade, é determinante! A primeira infância passa rapidamente e o tempo, a atenção e o carinho, doados nestes anos iniciais, irão acompanhá-los por toda a vida.

Fonte:  http://educarparacrescer.abril.com.br/zigzigzaa/materias/crianca-e-televisao.shtml


sexta-feira, 16 de maio de 2014

10 dicas para ser um ótimo profissional de trânsito


1. Atenda ao usuário rapidamente. Ele não pode ficar esperando sem necessidade.
2. Atenda, em primeiro lugar, os idosos, grávidas, deficientes. Os outros usuários vão elogiar esta atitude.
3. Use termos gentis, como “por favor”, “com licença”, “aguarde um momento”. Sorria!!!!
4. Aja com discrição, educação e firmeza em situações embaraçosas
5. Seja paciente com pessoas irritadas ou nervosas: ouça o que ela têm a dizer, aceite seus sentimentos como verdadeiros, filtre os sentimentos e esclareça a situação. Esta é uma oportunidade de fixar o usuário e manter sua imagem e a do sistema.
6. Esforce-se para atender o usuário e ajudá-lo a resolver o problema. Quando o passageiro lhe traz um problema, tenha a iniciativa para resolvê-lo
7. Olhe cada situação do ponto de vista do usuário
8. Nunca diga que o usuário está errado. Se ele se exaltar, procure ouvi-lo com interesse e calma.
9. Não hesite em pedir desculpas, se necessário
10. Estude, pesquise sobre a região onde trabalha, sobre sua cidade em geral e até sobre a empresa onde trabalha, estas informações poderão ser úteis junto ao usuário.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Campanha de vacinação contra a gripe é estendida até 17/05

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu divulgou boletim sobre a vacinação contra a gripe na cidade. Segundo o levantamento, mais de 65 mil pessoas (50,3% do público-alvo estimado em 129.855 moradores) foram vacinadas até a quinta-feira, 8 de maio, enquanto a média no estado foi de 30%. Com a prorrogação, anunciada pela Secretaria de Estado de Saúde, o município espera atingir 80% do público até o dia 17 de maio. Neste sábado (10), os postos estarão abertos das 8h às 12h.

“Mesmo superando a média do estado ainda estamos com baixa procura nas unidades de saúde. Vamos continuar com a campanha até o dia 17 de maio e após esse período a vacina continuará disponível nos postos. O prefeito Nelson Bornier quer que a gente chegue o mais perto possível da meta de vacinar 80% do público-alvo, estabelecida pelo Ministério da Saúde”, afirma o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

O público-alvo da campanha é de crianças entre seis meses e cinco anos; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas, gestantes puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), população carcerária e funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis também devem ser vacinados.

“É importante que todos aqueles que pertencem ao grupo prioritário tomem a vacina. Ela só não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo, que é usado em sua fabricação”, alerta o secretário.

Para receber a dose da vacina contra a gripe não é obrigatório apresentar a caderneta de vacinação. Basta procurar um posto de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: http://novaiguacu.rj.gov.br/

terça-feira, 13 de maio de 2014

Dica de limpeza

A nossa Supervisora de Limpeza Elizabete nos deu uma dica para limpeza de vidros para não deixar manchas e dar aquele acabamento refinado que todo mundo quer.
Elizabete (Supervisora de Limpeza)

Para esta atividade você vai precisar:
  • Limpa vidros;
  • Jornal amassado ou papel toalha;
  • Pano úmido limpo.
Limpe o vidro com o pano úmido e em seguida aplique o limpa vidro. Quando secar, para retirar as manchas, passe o jornal amassado ou o papel toalha em todo o vidro. Se ainda tiver alguma mancha aplique um pouco de limpa vidro diretamente no jornal ou papel toalha e passe no vidro até que toda mancha seja retirada.

 

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Dica da Nutricionista


Nutricionista Thuany
O Inverno está chegando e nada melhor que um chocolate quente para curti esta estação do ano. Para você que precisa manter o peso e quer consumir esta delícia sem culpa, aí vai uma dica de Chocolate Quente Cremoso Light.





Chocolate Quente Cremoso Light

  • 1 copo de 200ml de leite desnatado
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de achocolatado em pó light
  • 1 colher de creme de leite light
  • Adoçante sucralose à gosto.
Leve o leite ao fogo e misture sem parar o amido de milho. Junte o chocolate e deixe ferver. Misture o creme de leite e o adoçante.

*Se preferir acrescente canela em pau. Fica uma delícia!

Dia das Mães na Evanil

Na sexta-feira próxima passada, as mulheres que são mães na Evanil foram agraciadas com o "Cine Materna", que foi um cinema preparado com muito carinho para todas elas. A programação ficou muito divertida, onde além de assistir um filme especial, as mães puderam se deliciar com uma mesa de guloseimas maravilhosa e ainda receberam um brinde todo especial.
Parabéns Mamães! Vocês merecem!

















sexta-feira, 2 de maio de 2014

Comemoração pelo Dia do Trabalhador

Para comemorar este dia tão importante que é o Dia do Trabalhador o setor de nutrição oferece no dia 02 de maio um delicioso almoço e jantar especial incluindo o lanche da tarde e da madrugada  para homenagear todos aqueles que com muita dedicação nos mostram a sua garra e empenho no ambiente de trabalho. Parabéns Trabalhador.
Cardápio Almoço e Jantar:
Prato Principal: Contra Filé acebolado
Guarnição: Feijão branco c/ linguiça
Salada Variada
Sobremesa: Doce de mamão c/ coco ou Fruta
Bebida: Coca Cola